terça-feira, 13 de setembro de 2016



EPISÓDIO 17

No Episódio Anterior

                Liana encarou Chokita com raiva. Então, apertou o livro no peito. Gostava dali. Tinha medo do Supervisor. Mas, não era um medo que ela não entendesse. De algo desconhecido, que pudesse acontecer de repente. Era um medo diferente. E se lhe tirassem os livros?...
                “Não!”, decidiu. “Não quero perder mais nada. Nunca mais!”.
                Chokita não acreditou quando a viu levantar-se, dirigir-se ao sofá e apanhar a blusa de seda vermelha. Experimentou-a no corpo. Viu como se sentia... Sim, estava decidida. Chokita começou a dar pulinhos e a bater palmas, entusiasmada.
                 Liana vestiu a blusa.


Episódio 17

                Quando o motoboy estacionou o veículo de traslado em frente da Delegacia do Setor 12, ainda acreditava que estava atravessando uma fase de muita sorte. Primeiro, conseguira tomar a bordadeira do outro motoboy, e isso o segurara no emprego no Condomínio Fortificado Atlântica Sereia. E agora, intermediar uma aquisição do DELEX iria lhe garantir uma boa comissão – mesmo descontando a mordida do gerente do Departamento.
                Então, foi logo na entrada que tomou o esbarrão de Bazu que o projetou de costas no chão. O policial, transtornado, o agarrou pela gola da jaqueta e suspendeu-o, berrando:
                - O médico! Você é o desgraçado do médico?
                Em pânico, o motoboy (que, por ironia, estava dirigindo uma camioneta com caçamba, neste serviço extra, e não sua moto), sacudiu a cabeça negativamente. Bazu atirou-o longe e correu de volta para dentro. Sobre uma mesa, Zuca estava se contorcendo feito uma serpente, com o peito e o estômago varado de bala. Era inacreditável a quantidade de sangue que  jorrava de seus ferimentos. Junto da mesa, Zeromeia e Zerossix comentavam justamente isso, se perguntando quanto mais sangue o policial baleado poderia perder, quando Bazu debruçou-se sobre ele, os olhos esbugalhados, os punhos cerrados de fúria, a voz rouca:
                - O pessoal do Condomínio prometeu mandar um médico. Aguenta, Zuca. Só mais um pouco. Não me deixa! Somos a Grande Dupla, lembra?
                - Não contaria muito que esse tal médico viesse da Zona Oeste até aqui só para atender uns tiras baleados, sabe? – atreveu-se a comentar Zerossix.
                Bazu voltou-se para ele com um rugido que fez o delegado se encolher, sobressaltado. Havia outros policiais da 12ª feridos, mas nenhum com a gravidade de Zuca, que, no auge da excitação, não se contivera e saltara de dentro do blindado, com a metralhadora, e por isso recebera uma rajada em cheio do blindado adversário.

<<<>>> 
 [continua...17]

                - Eu avisei para vocês não se meterem no território da 5ª! O pessoal da Delegacia do Centro leva concorrência a sério. Eu avisei!
                - Mas nós chegamos primeiro! – berrou Bazu. – Dois bandos de pivetes se matando. Nessa escassez de presas, não dava pra desperdiçar, não é? Quando começam a brigar, ficam loucos. Não se separam nem com a gente caindo com as redes em cima deles. E aí? Íamos esperar os bonecões da 5ª chegarem?
                O motoboy entrou, hesitante, na delegacia. A cena daquele homenzarrão numa mesa, estrebuchando, e do outro agarrado nele, já ensopado de sangue também, às lágrimas, o assustou. Mas, com esforço, conseguiu se convencer que, se aquela confusão toda não era com ele, devia era tratar de seu negócio ali e sair o mais depressa que pudesse.
                - E daí? – berrou de volta zerossix, já encarando Bazu. – Os bandos andam sem comida! Estão se pegando toda noite. Deveriam esperar uma chance aparecer no nosso território. Vocês bobearam!
                - Seu cretino! -,  vociferou Bazu, partindo para cima do delegado. Zerossix desceu a mão ligeiro para o coldre e sacou sua pistola. Bazu foi agarrado por Zeromeia e outros. Por instantes, ainda se debateu, urrando de ódio e frustração, mas em seguida acalmou-se. Pelo menos, um pouco.
                - O pessoal da 5ª já chegou atirando em nós. Nem se preocupou com os moleques. O Zuca saiu do blindado... foi mal... mas eles provocaram. Quem eles pensam que são? Zuca furou uns três, antes de o pegarem. Canalhas!
                -  Era o território deles.  Vocês estavam invadindo. Não podiam capturar presas que eram deles!
                Foi quando o motoboy resolveu que tinha de tentar chamar alguma atenção, ou ficaria ali para sempre, assistindo à discussão. Aproximou-se então de Zerossix e arriscou:
                - Me mandaram do Condomínio para pegar...
                Zerossix empurrou-o de lado, sem nem escutá-lo. Mas, havia se acalmado um pouco,  agora.
                - É uma pena. Muita gente aqui não gostava do Zuca. Sabe como é... Essa mania dele de matar primeiro...! Mas, eu dizia: “Vocês estão enganados! Se  a gente entregar todos os moleques, o preço volta a baixar. No final das contas, o Zuca aumenta nosso lucro!
                - Ei, xerife! – disse alto o motoboy. – Vim aqui tratar de negócios. Danem-se os problemas de vocês!

<<<>>> 

 [continua...17]

                Zerossix voltou para ele, ao mesmo tempo, o olhar e a mira da sua pistola, já calculando se poderia alegar ao gerente do DÊ-SEX que o seu motoboy haveria levado um tiro na testa por acidente. Mas, logo reconsiderou: “Garoto de entregas novo ... ainda cheio de pose...!”
                - Sou representante do Condomínio! – protestou o motoboy. – Onde está o garoto?
                Mal Úgui foi trazido para a sala, Bazu saltou sobre ele, em fúria, agredindo-o com socos e chutes:
                - A culpa é desses animaizinhos! – gritava o policial. – Eu quero matar ele!
                - Esse aí já está vendido, Bazu! – berrou Zerossix, e de novo os tiras tiveram trabalho para contê-lo. Foi um custo tirá-lo de cima do garoto.
                Sobre a mesa, Zuca soltou um último grunhido.  Seu corpo se arqueou, tenso, para cima por um breve instante, depois desabou. Estava morto.
                Bazu olhou sem reação para o cadáver. Seus ombros e braços arriaram. Sua cabeça pendeu. Alheio a tudo, o motoboy examinava Úgui, que desmaiara com os golpes recebidos.
                - Se algum osso dele foi quebrado, a compra está desfeita! O gerente disse que vocês não estão cuidando direito do material que entregam. Aquela garota do mês passado estava doente!
                - Ora! – disse, sorrindo, Zerossix, e dando palmadinhas nas costas do motoboy. Odiava adular empregados do Condomínio. Mas, isso fazia parte do negócio.  – Ela já saiu daqui quase sem febre!
                - Liana! – sussurrou Úgui, remexendo-se.
                Fora por muito pouco que o garoto conseguira sobreviver ao espancamento que sofrera logo que chegara à delegacia. Não recebera nenhum tratamento. Toda vez que sentia a vida lhe escapando, chamava por Liana – para lhe dar sorte, ou talvez, força, vontade de viver. “Acho que era assim que o pessoal de antigamente rezava”, pensava. Todo o seu desejo de se recuperar estava ligado a tentar escapar e ir procurar a garota.
Somente quando os policiais foram comunicados do interesse de seu cliente em adquiri-lo, se preocuparam em dar-lhe algum atendimento – soro, analgésicos.  Fizeram curativos. A essa altura, o forte organismo de Úgui já havia reagido e ele estava praticamente restabelecido.
                E agora, finalmente escutava um comentário sobre Liana. Fosse para onde fosse que seria levado, ela estaria lá também.
                - Liana!... – murmurou de novo o garoto.
                - O que foi que ele disse? – quis saber o mensageiro.
                - Está chamando alguém, acho – respondeu Zeromeia. – Demora até aprenderem a falar direito.
                - E, se está falando – apressou-se a acrescentar Zerossix -, é porque está saudável. Negócio fechado, certo?
                Resmungando “sim, negócio feito”, até por não querer perder a comissão que já contava faturar, o motoboy  algemou Úgui e arrastou-o para fora. O garoto ainda estava meio zonzo. O motoboy empurrou-o para dentro da caçamba do transporte.
                Dentro da delegacia, Bazu despertou de repente de sua letargia e agarrou sua metralhadora, chamando em voz alta:
                -  Quem vem comigo vingar o Zuca?
                Ninguém se mexeu. Bazu xingou todos eles aos berros e saiu. Logo, partia em seu blindado, roncando o motor, enquanto lá dentro o delegado Zerossix corria para o comunicador.
                - Alô, 5ª Delegacia! Alô, amigos e colegas do Centro! Lamentável o incidente hoje. Mas, ninguém quer que isso vire uma guerra de tiras, certo? Então, um aviso para vocês. Um policial daqui perdeu a cabeça com o que aconteceu. É o parceiro do tira que vocês fizeram de peneira. Portanto, cuidado. Ele saiu daqui jurando vingança. Está num blindado, mas não representa esta delegacia. Repito, ele não está em serviço, nem a mando oficial da 12ª! É tudo por conta própria dele! Repito! Não se trata de um ataque oficial! Façam o que quiserem com o cara, mas não vão fofocar para os patrocinadores, dizendo que estamos metidos nisso! Nada oficial, repito!


<<<>>> 

 [continua...17]


                Meia hora depois de deixar a delegacia, o motoboy entrava com seu veículo na garagem subterrânea da Torre das Mansões Verticais, onde deveria entregar sua encomenda. Estranhou não haver guardas nas guaritas de vigilância do conjunto de prédios, nem na rampa da garagem. Mas  já considerava seu serviço feito, encomenda entregue, a sua comissão paga na mão. Ou seja, era mesmo seu dia de sorte, pensou, e, com esse estado de ânimo, sacou sua arma e foi abrir a caçamba do veículo.
                Se fosse mais experiente em traslados, teria seguido as normas e requisitado reforço para retirar o garoto do veículo. No mínimo, saberia que todo cuidado é pouco, quando se trata de alguém criado nas ruas, acostumado a vencer uma guerra por dia, todo dia.
                De dentro da caçamba, Úgui não foi atrapalhado pelas algemas, no bote que deu na garganta do motoboy, derrubando-o no chão. A pistola correu para longe, enquanto, com um brilho feroz nos olhos, que deixou o motoboy paralisado de terror, Úgui forçou as correntes das algemas contra o pescoço dele, montado em sua barriga, fincando-o no solo, imobilizado.
                - A garota? Onde está a garota? Diz!
                O motoboy estendeu os dedos de uma mão, tentando alcançar a pistola. Furioso, Úgui jogou o peso do seu corpo sobre as correntes, esticando-as contra o pescoço dele. Um estalo, e a traqueia do motoboy partiu-se. A língua e os olhos dele se espicharam para fora. A cabeça, com o pescoço frouxo, pendeu para o lado. Não foi, afinal de contas, seu dia de sorte.
                - Droga! O fracote morreu! – lamentou-se Úgui.
                A seguir, remexeu na sacola do mensageiro, procurado as chaves das algemas – as que ele vira usando para abri-las, quando as colocara nele, na delegacia. Encontrou, logo descobriu como usá-la, soltou-se e se levantou.
Por instantes, considerou apanhar a pistola. Vira tiras brincando com suas armas, na delegacia, mas jamais usara algo como aquilo. Resolveu que estaria melhor sem ela. 
                Olhou em volta. Não tinha a menor ideia de onde viera parar. De repente, um ruído atrás de si o fez girar o corpo, já com o corpo preparado para a luta.
                O velho paralisou-se, espantado, tanto com Úgui, eriçado como uma ratazana acuada, quanto com o corpo retorcido, no chão.
                - Calma, garoto! – disse, erguendo os braços. A ferocidade no rosto de Úgui foi o bastante para impressioná-lo. – Sei que a gente pode resolver nosso probleminha... se tiver calma.
                Era o engenheiro das piscinas. Em seu bolso, estava o memorando, notificando-o sumariamente que acabara de ser demitido e que deveria deixar imediatamente as instalações, sob pena de detenção.

 [04 de Março... Episódio 18]



No próximo Episódio

Seus músculos já estavam prontos para explodir. Depois de semanas jogado no chão frio da delegacia, estava de novo livre, em estado selvagem, ofegante, cheio de ódio. E de medo. 
                Havia matado o motoboy, poucos instantes antes. Matar era uma coisa que ele não fazia desde a última batalha de bandos da qual participara. Mas, era evidente que não se esquecera como fazer. Para o engenheiro das piscinas, o cadáver contorcido do motoboy era prova de que ele não deveria subestimar aquele garoto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário