segunda-feira, 21 de dezembro de 2015


JEDIS & TEMPLÁRIOS

[A Força Tudo Conspira (ou Anima) Neste Universo
e em Todos os Demais ]



Não dá para  jurar que tenha sido essa a inspiração,  mas que muita coisa na ficção dos Jedi' s tem a ver com a  história dos Templários, ah, isso tem!

 A ideia, que não sei se é inédita, me ocorreu quando revia os 6 episódios anteriores da saga, como preparação para assistir ao Episódio 7. 


Para começar, o nome. Os Templários eram os Cavaleiros de Cristo, ou os Cavaleiros da Ordem do Templo - referindo-se ao Templo do Rei Salomão, foco de muitas das lendas sobre a ordem de sacerdotes-guerreiros, surgida no século XII, e fundada em Jerusalém para defender os territórios conquistados pelos cruzados e os peregrinos católicos que iam à Terra Santa. E, claro, eram também chamados, abreviadamente,  de Cavaleiros Templários


Assim como, na ficção de George Lucas temos Os Cavaleiros Jedi. 


Os quais  não somente fazem voto de castidade (que foi quebrado por alguns deles, como Kit Fisto, com a maravilhosa e toda-azul Aayala Sekura, e por Anakin Skywalker - depois, Darth Vader - e Padmé, união da qual nasceram Luke Skywalker e a Princesa Léia), como tem crenças e procedimentos que muitos na Galáxia consideram equivalentes a uma religião, além de se reunirem em templos, como o que foi atacado por ordem do Imperador. 

Mas, essa é somente uma aproximação inicial. Há coisas ainda mais suspeitas. 










Como "sacerdotes" católicos, os Templários também faziam voto de castidade. Já como guerreiros, eram conhecidos por sua excelência e sua bravura em batalha, além do espírito de sacrifício - mencionava-se que sua fé lhes dava força e determinação. Eram sempre os últimos a deixarem os campos de batalha e as cidades invadidas, e somente quando  os demais soldados já haviam escapado. Morriam aos montes para dar chance de fuga aos outros. Foram eles que garantiram, por exemplo, a retirada dos civis das terras no Oriente Médio, principalmente de Jerusalém, em 1187, quando o célebre Sultão Saladino , em nome do Islã, as reconquistou (haviam sido ocupadas pelos Cruzados). 


Nem por isso - por seu valor e devoção - se livraram da praga da política. Envolveram-se nas disputas das potências européias, inclusive entrando em confronto direto com o Papa Clemente V. 


Com tantos inimigos poderosos, a ordem foi considerada proscrita. Seus membros foram perseguidos, presos, torturados e mortos. 


E aí começam as lendas sobre os templários. Do "Código da Vinci", de Dan Brown, a "O Pêndulo de Foucault", de Umberto Eco, muitos escritores as exploraram. Considerada fora da lei e herege, a Ordem, oficialmente, foi extinta. Uma instrução papal comandou o encarceramento e execução dos Templários no mundo inteiro (à semelhança da Ordem 66, emitida pelo Imperador, senhor do Lado Escuro da Força). Mas, os sacerdotes Templários sobreviventes teriam se dispersado e formado sociedades secretas, como por exemplo a Maçonaria. 


Até mesmo o Descobrimento do Brasil teria a ver com isso. Conta-se que Cabral era membro da Ordem de Cristo, a sociedade secreta que, em Portugal e em outros países, abrigou os Templários e seus seguidores. As caravelas foram uma contribuição dos Templários à engenharia das Grandes Navegações e à Escola de Sagres, promo
vidas por Portugal, no século XVI. As embarcaçõese carregavam nas velas, como símbolo, a cruz da Ordem. 

Hábeis construtores de catedrais, bastara botar de cabeça para baixo as plantas e teriam uma caravela, flutuando sobre o bojo da "nave central" (o termo náutico é aplicado a ambos os casos). 





Enfim... É loucura minha, ou  os Jedis podem ter herdado partes da lenda dos Templários (pelos quais, confesso, sempre fui fascinado)? Fica para você a pergunta. Afinal, é desse modo que se criam muitas histórias. Quem sabe, há muito, muito tempo, George Lucas, então um desconhecido, sonhando em fazer seu primeiro curta, topou com um livro sobre os Templários, e imaginou transportar essa saga, esse mistério deixado pela Ordem, para um ponto muito, muito distante em nossa Galáxia...? 








DICA: se você  quer aprofundar o assunto, recomendo Os templários, de Piers Paul Read, Editora Imago; e Almanaque Jedi, de Brian Moura e Henrique Granado, Editora Leya. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário