sexta-feira, 4 de novembro de 2016



O CASO DA ESCOLA FRIENDENREICH



Mistério, Terror e Suspense: e tudo isso é uma Oficina Literária!





RIO- Posta em risco pelo próprio poder público, a Escola Municipal Friedenreich, que quase foi demolida pelo governo Estadual para ser substituída por equipamentos de apoio aos megaeventos, registrou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escolas públicas da cidade nos anos iniciais do ensino fundamental (4º e 5º ano), com nota 8,3, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação (MEC). A unidade, localizada no Complexo do Maracanã, empatou no primeiro lugar com a Escola Municipal Roberto Coelho, e ficou à frente de escolas de excelência como o CAP-Uerj e Colégio Pedro II- unidade Humaitá.

(O Globo, reportagem de Paula Ferreira em 08/09/2016)
 






O CASO DA ESCOLA FRIENDENREICH começou para mim quando li a matéria acima no jornal. Havia ainda uma declaração da diretora da Escola, Sandra Russomano, explicando que o extraordinário aproveitamento escolar da sua garotada se devia a um intenso trabalho com Literatura realizado lá.
Telefonei para a Escola, falei com a Diretora, dizendo a ela que ficara interessado em visitar a Friedenreich, conhecer a escola, a Biblioteca e conversar com a garotada. Sandra me encaminhou para a Bibliotecária Andrea Neves. Eu já a conhecia (sem saber que trabalhava nessa escola), porque foi minha aluna num curso de qualificação para professores em Literatura, produzido pela parceria entre a SME-RJ e a FNLIJ.  Nesse curso, este ano, dei aulas de Literatura de Terror  e Literatura Policial.




Daí, tudo se encaixou... Porque Andrea, visitando este meu blog, viu meus “Seriados de Aventura”. Então, teve uma ideia. Começou a ler “Dados da Maldição” para uma garotada, e, para a outra, “A Hora das Sombras”. Contou  com a colaboração de outros professores, que tornaram suas aulas em sessões de leitura. A garotada gostou muito dos seriados, e daí teve a ideia de escrever histórias de mistério, suspense e terror. Então, Andrea me pediu que transformasse minha visita em uma OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA, que teria um formato bastante breve, para os alunos de 4º, 5º e 6º anos, algo em torno de 150 meninas e meninos. Esse é o tipo de trabalho criativo com Literatura que destaca o Friendenreich, em avaliações como o Ideb.






Eu teria cerca de 1 hora para falar para cada turma. E todos os encontros deveriam ser no mesmo diz, 3 pela manhã e 3 à tarde. Bolei um trabalho na medida das possibilidades. Não seria uma oficina aprofundada, mas o que era viável fazer.  
Dividi  nosso encontro em duas partes. Numa primeira, eu daria dicas sobre como escrever (para mistério, suspense e terror) e, na segunda, eles me fariam perguntas sobre o texto que haviam lido, assim como eu daria recomendações de leitura de obras literárias, a depender do interesse que um e outro aluno fosse mostrando.
A parte de “dicas” foi necessariamente simples, bastante básica, em função do pouco tempo que tivemos. Falei da importância de um candidato a escitor ler bastante, principalmente livros que tivessem a ver com aquilo que ele queria escrever. 
O princípio é simples... Ler Literatura dá ideias e desenvolve habilidades para escrever Literatura. 
Depois, passei toques  sobre :







1)      como iniciar bem uma história (ganhar o leitor de início é fundamental, nesse tipo de Literatura);
2)      como criar um bom personagem principal, o protagonista; e também um pouco sobre elenco de apoio;
3)      como dar à história um bom final, que recompense a expectativa que criamos ao longo da trama.




Para arrematar, indiquei um livro meu, O mistério da Pegada Vermelha, como um mistério legal para eles lerem, conferirem tudo o que eu disse a respeito do gênero e bolarmos futuros trabalhos! 
Repito, tudo em termos bem breves, bem básicos, dentro das possibilidades.
Mas, a garotada gostou bastante, e eu mais ainda, por ter tido contato com eles, que são lindos, e com  professores e gestores de escolas heroicamente apaixonados por Literatura, e que fazem um trabalho importante, com resultados, mesmo nas condições precárias que são proporcionadas ao ensino público do Rio de Janeiro.

Esse foi o caso da Escola Friendereich.





OS SERIADOS QUE OS GAROTOS LERAM;

A Hora das Sombras




http://luizantonioaguiar.blogspot.com.br/search/label/A%20Hora%20das%20Sombras


Os Dados da Maldição



http://luizantonioaguiar.blogspot.com.br/2016/09/os-dados-da-maldicao-episodio-1_75.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário