O CASO DA ESCOLA FRIENDENREICH
Mistério, Terror e Suspense: e tudo isso é uma Oficina Literária!
RIO- Posta em risco pelo próprio poder público, a Escola
Municipal Friedenreich, que quase foi demolida pelo governo Estadual para ser
substituída por equipamentos de apoio aos megaeventos, registrou o melhor
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escolas públicas da
cidade nos anos iniciais do ensino fundamental (4º e 5º ano), com nota 8,3,
segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Educação (MEC). A unidade,
localizada no Complexo do Maracanã, empatou no primeiro lugar com a Escola
Municipal Roberto Coelho, e ficou à frente de escolas de excelência como o
CAP-Uerj e Colégio Pedro II- unidade Humaitá.
(O Globo, reportagem de Paula Ferreira em 08/09/2016)
(O Globo, reportagem de Paula Ferreira em 08/09/2016)
O CASO DA ESCOLA FRIENDENREICH
começou para mim quando li a matéria acima no jornal. Havia ainda uma
declaração da diretora da Escola, Sandra Russomano, explicando que o extraordinário
aproveitamento escolar da sua garotada se devia a um intenso trabalho com
Literatura realizado lá.
Telefonei para a Escola, falei
com a Diretora, dizendo a ela que ficara interessado em visitar a Friedenreich,
conhecer a escola, a Biblioteca e conversar com a garotada. Sandra me
encaminhou para a Bibliotecária Andrea Neves. Eu já a conhecia (sem saber que
trabalhava nessa escola), porque foi minha aluna num curso de qualificação para
professores em Literatura, produzido pela parceria entre a SME-RJ e a FNLIJ. Nesse curso, este ano, dei aulas de Literatura
de Terror e Literatura Policial.
Daí, tudo se encaixou... Porque
Andrea, visitando este meu blog, viu meus “Seriados de Aventura”. Então, teve uma ideia. Começou a ler “Dados da Maldição” para uma garotada, e, para a outra, “A Hora
das Sombras”. Contou com a colaboração de outros professores, que
tornaram suas aulas em sessões de leitura. A garotada gostou muito dos seriados,
e daí teve a ideia de escrever histórias de mistério, suspense e terror. Então,
Andrea me pediu que transformasse minha visita em uma OFICINA DE CRIAÇÃO
LITERÁRIA, que teria um formato bastante breve, para os alunos de 4º, 5º e 6º anos,
algo em torno de 150 meninas e meninos. Esse é o tipo de trabalho criativo com
Literatura que destaca o Friendenreich, em avaliações como o Ideb.
Eu teria cerca de 1 hora para
falar para cada turma. E todos os encontros deveriam ser no mesmo diz, 3 pela
manhã e 3 à tarde. Bolei um trabalho na medida das possibilidades. Não seria uma
oficina aprofundada, mas o que era viável fazer.
Dividi nosso encontro em duas partes. Numa
primeira, eu daria dicas sobre como escrever (para mistério, suspense e terror)
e, na segunda, eles me fariam perguntas sobre o texto que haviam lido, assim
como eu daria recomendações de leitura de obras literárias, a depender
do interesse que um e outro aluno fosse mostrando.
A parte de “dicas” foi
necessariamente simples, bastante básica, em função do pouco tempo que tivemos.
Falei da importância de um candidato a escitor ler bastante, principalmente livros
que tivessem a ver com aquilo que ele queria escrever.
O princípio é simples... Ler Literatura dá ideias e desenvolve habilidades para escrever Literatura.
Depois, passei toques sobre :
1)
como iniciar bem uma história (ganhar o leitor
de início é fundamental, nesse tipo de Literatura);
2)
como criar um bom personagem principal, o
protagonista; e também um pouco sobre elenco
de apoio;
3)
como dar à história um bom final, que
recompense a expectativa que criamos ao longo da trama.
Para arrematar, indiquei um livro meu, O mistério da Pegada Vermelha, como um mistério legal para eles lerem, conferirem tudo o que eu disse a respeito do gênero e bolarmos futuros trabalhos!
Repito, tudo em termos bem
breves, bem básicos, dentro das possibilidades.
Mas, a garotada gostou bastante,
e eu mais ainda, por ter tido contato com eles, que são lindos, e com professores e gestores de escolas heroicamente
apaixonados por Literatura, e que fazem um trabalho importante, com resultados,
mesmo nas condições precárias que são proporcionadas ao ensino público do Rio
de Janeiro.
Esse foi o caso da Escola
Friendereich.
OS SERIADOS QUE OS GAROTOS LERAM;
A Hora das Sombras
http://luizantonioaguiar.blogspot.com.br/search/label/A%20Hora%20das%20Sombras
Os Dados da Maldição
http://luizantonioaguiar.blogspot.com.br/2016/09/os-dados-da-maldicao-episodio-1_75.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário